Felipe Cabral
Currículo

Carioca, 35 anos, Felipe começou sua carreira artística em 2005 na tradicional escola O Tablado. Formado em Jornalismo pela PUC-Rio e em Artes Cênicas pela UCAM, se profissionalizou como ator, roteirista, dramaturgo, diretor e escritor.

Na Rede Globo, foi colaborador das novelas Totalmente Demais e Bom Sucesso, onde foi Indicado ao Emmy Internacional na categoria Melhor Telenovela (por Totalmente Demais) e recebeu o Prêmio APCA 2019 de Melhor Novela (por Bom Sucesso). No streaming, assinou a redação final de 5x Comédia, série original da Amazon Prime, e escreveu o seriado Totalmente Sem Noção Demais, no Globoplay. No Multishow, foi roteirista da 4ª, 5ª e 6ª temporadas do Vai Que Cola, da 3ª de A Vila e da 1ª de Quero Ser Solteira, marcada pelo destaque que o beijo gay de seu personagem teve na mídia.

A temática LGBT sempre norteou seus trabalhos. Em “Totalmente Demais”, foi o responsável pelas cenas onde se debateu a homofobia e, em “Bom Sucesso”, escreveu o primeiro beijo gay do horário das 19h. Em 2015, foi apontado como um dos jovens mais influentes na comunidade LGBT pelo portal BuzzFeed onde apareceu nos posts “31 militantes dos direitos LGBT para você acompanhar de perto” e “22 coisas que renovaram as esperanças do movimento LGBT“. 

No cinema, dirigiu, roteirizou e atuou nos curtas-metragens: Gaydar (2012), Rótulo (2013), Aceito (2014) e Você (2017). Assinou o roteiro dos curtas Meu Preço (2018), com direção de Hsu Chien, e Simples Assim (2021), com direção de Luciana Bitencourt, participando de 150 festivais e conquistando 30 prêmios com seus filmes. 

Na internet, comanda o canal Eu Leio LGBT, pelo qual foi convidado a fazer a curadoria e mediação de mesas sobre a literatura LGBTQIA+ na Bienal do Livro do Rio de 2017, 2019 e 2021. Seu primeiro romance, O Primeiro Beijo de Romeu, foi lançado pela Galera Record durante a Bienal de 2021.

No teatro, seu projeto mais duradouro é o FESTU – Festival de Teatro Universitário, com edições anuais desde 2010. Além de assinar a direção artística, Felipe também apresenta o evento. Como ator, já atuou em mais de 15 espetáculos, sendo seus últimos trabalhos O Filho do Presidente, peça do americano Cristopher Shinn, e a comédia sobre famílias homoafetivas 40 Anos Esta Noite, onde foi indicado ao Prêmio do Humor 2019 por Melhor Texto e Melhor Performance.